Entender os conceitos básicos dos contratos do mini índice deve ser o primeiro passo para quem se aventura neste ativo. Eu sei, é bem provável que você tenha iniciado pelo Gráfico ou quem sabe até mesmo pelo Tape Reading.
Mas a grande verdade é que se você não sabe o mínimo, como por exemplo o código dos contratos, suas chances de ganhar dinheiro são inexistentes.
A esta altura você deve estar ser perguntando, quem é este imbecil que está me falando este absurdo? Bem, quando eu iniciei no mundo do Trading eu cometi o mesmo erro que você, só que eu tive sorte. Aprendi a operar com quem trabalhava em banco e isso me ajudou demais.
De lá para cá, desenvolvi vários cursos tentando ajudar a galera e nesta história, já tenho mais de 10.000 alunos espalhados pelo mundo e vejo a evolução deles quando realmente partem para entender o ativo e o que faz preço no mercado.
Parabéns por você estar tentando entender de forma mais profunda o mini índice.
Agora eu vou te explicar tudo o que tu precisa saber sobre os códigos destes contratos.
A primeira coisa que você tem que ter em mente, é que está operando um contrato com vencimento futuro, ou seja, um contrato que tem prazo de validade.
Assim que o contrato chega no seu dia de vencimento, ele tem liquidação financeira. Se você comprou e o valor do contrato subiu, você tem o direito de vender mais caro. Se você vendeu e o preço caiu, você tem o direito de recomprar a preço mais baixo.
Obviamente para fazer este tipo de operação com contratos futuros, temos que ter uma boa grana de margem na corretora. Isso porque o ajuste é diário e você é creditado ou debitado diariamente.
E para saber o vencimento deste contrato, você tem que entender a composição do Código. É nela onde estão contidos o ano de vencimento e o mês de liquidação deste contrato.
Note que o código acima é composto de 4 letras e 2 números, sendo que a primeira letra é a W. Este W indica que você está diante do código do contrato de Mini Índice. Isso vale também para o Mini Dólar. Sempre que você se deparar com um código W, você está diante de um mini contrato.
Na sequência ‘in’ que indica realmente que você está operando índice e não outro ativo. E por fim, você tem uma quarta letra que informa o mês de vencimento do contrato.
Já os últimos dois números do código apenas informam o ano de vencimento do contrato.
Apenas para complementar, vou te deixar uma imagem com o mês de vencimento de cada contrato juntamente com sua respectiva letra.
Bem, o código dos contratos vence todos os meses pares do ano e sempre na quarta-feira mais próxima do dia 15.
Com isso você já deve ter se ligada que em janeiro, está operando um contrato que vence em fevereiro, em fevereiro, um contrato que vence em abril e assim, sucessivamente.
Outra coisa que você deve observar, é que no ultimo dia de negócio dos contratos, eles perdem muita liquidez e por conta disso o mercado tende a ficar mais lento naquele contrato que está saindo.
Neste dia, toda liquidez vai para o contrato do mês seguinte e é justamente este que você deve operar para minimizar suas chances de perda.