Entendendo Código dos contratos de Mini índice

Entendendo Código dos contratos de Mini índice

Se tem uma coisa que é extremamente importante quando estamos operando o mini indice são os códigos dos contratos. 

Não são raras as vezes em que colocamos um código errado ou que não nos damos conta que é dia de rolagem e acabamos operando o contrato que está com menos liquidez.

Mas para entendermos de forma mais profunda como é que se dá a dinâmica dos códigos dos contratos de Mini índice, temos que ir um pouco mais além do que se fala por aí.

O que são os Contratos Futuros

Primeiro, nós temos que entender o que são os contratos futuros de mini indice para que possamos falar dos códigos.

Mas antes de iniciar a conversa, deixa eu te esclarecer uma coisa, vou utilizar o termo aposta, mas não entenda que é no sentido de jogo, tudo aqui é referente a expectativa de mercado. Estamos entendidos? 

Feita a devida observação vamos ao que realmente interessa.

Imagina que você é gestor de um Fundo de Ações e vê que o mercado tende a cair. Qual seria a melhor forma de realizar a proteção de sua carteira? 

Vender suas ações e derrubar a performance de seu fundo ou vender índice e amortecer o efeito da queda e quem sabe até ganhar alguma grana com esta venda de contratos futuros? 

Logicamente o mais correto seria a venda de contratos futuros. Com isso sua carteira continuaria intacta e você acabaria de certa forma protegendo suas ações, uma vez que não estaria contribuindo com o movimento de venda. 

Esta é uma das várias utilidades dos contratos de mini índice futuro, a proteção da carteira. 

De forma geral, quando você está operando mini índice, de certa forma está apostando que o mercado vai subir ou cair. 

Se acredita que o mercado irá subir, você comprará contratos futuros de mini Índice. Se acredita que o mercado irá cair, você vende contratos futuros de Mini Índice. 

Só que a compra ou a venda dos contratos apenas te dá o direito de comprar ou vender a determinado preço dentro de um período de tempo. Ou seja, cada código de contrato possui um prazo de validade para ser executado ou não.

Logicamente, quando estamos fazendo Day Trade esse prazo acaba não tendo uma relevância tão grande quanto para quem faz posição de longo prazo, mas é importante eu saber quando é que este contrato vence para que eu não vacile, principalmente em dia de rolagem.

Quando é que o Contrato de Mini Índice vence?

Agora já sabemos que os contratos têm prazo de vencimento e que devemos ficar ligados nos códigos, pois são eles que nos informam esta data. 

Mas esta pergunta quando o assunto é mini índice é bem fácil de responder. 

Os contratos de Mini Índice têm seu código alterado toda a quarta-feira mais próxima do dia 15 de cada mês par. 

É exatamente isso que você leu, todo código de contrato de mini índice vence somente em mês par. 

Logo, temos vencimento de contratos nos meses:

  • Fevereiro – G
  • Abril – J
  • Junho – M
  • Agosto – Q
  • Outubro – V
  • Dezembro – Z

Outra coisa que você tem que se ligar é que está operando um contrato futuro. Então, se você está em março, está operando o contrato que irá vencer no mês de Abril. Entendeu? 

Estamos sempre operando o contrato que ainda iré vencer, logicamente, estando em Março, você irá operar o contrato que irá vencer em outubro, mas a liquidez deste contrato será muito ruim.

Existe uma galera que faz este tipo de operação, são as chamadas operações de long and short. Toda vez que abre um bom spread os arbitradores caem de pau. 

Inclusive esta pode ser uma forma de operar, mas não é o foco deste post. Fique apenas sabendo que existe e que tem gente que faz muita grana com isso. 

Com isso espero ter te ajudado a entender melhor como é que os códigos dos contratos funcionam e com isso quem sabe aumentar suas chances de ganho. 

Deixe um comentário