ESTRATÉGIA QUANT – COMO ANALISAR A VOLATILIDADE

Buffet tem uma frae que acho sensacional: É quando a maré baixa que se vê quem está nadando pelado. 

No momento atual não existe uma frase mais bem encaixada com o que tenho visto. 

Tem muita gente que entra na bolsa por conta da euforia das notícias, da indicação das casas de análises e tudo mais o que possa influenciar. 

Até aí, sinceramente não acho que seja um problema. Se você escuta opiniões de pessoas inteligentes e as aplica de acordo com sua estratégia, tudo bem. Isso é até saudável. 

Só  que infelizmente na maioria dos casos não é isso que  acontece. As pessoas escutam uma dica, ou leem um post em rede social e já saem colocando seu suado dinheirinho naquele papel que tem tudo para ser a próxima Magazine Luiza ou o que é mais doentio ainda, na pŕoxima criptomoeda que irá superar o Bitcoin. 

Entenda uma coisa. Existe apenas uma Amazon, uma Tesla, um Facebook, um Itau, uma Vale….e não vai ser tão simples assim superar estes campeões nos seus segmentos de atuação. 

Quando você está entrando em ativos do tipo small, você tem sim muita chance de ganhar mais dinheiro por conta do upside, mas também tem chance de perder mais dinheiro por conta da liquidez.

Assim que o mercado se assusta todo mundo vai para a ponta quem tem saída em caso de catástrofe. 

Isso quer dizer que não se deve comprar small cap? Pelo contrário. Simplesmente informa que você tem que ter muita cautela. Entre sempre pequeno. Jamais coloque grana que fará falta na sua rotina diária,

Entenda que bolsa é onde você coloca o valor residual que pode e vai sim fazer toda diferença no longo prazo caso você tenha metodologia vencedora e principalmente se você agir de forma consistente. 

Entenda que você está em um ambiente de incerteza e veja quais poderão ser as consequências quando a coisa vier contra sua posição. 

Se você ficar nervoso ou desconfortável, não entre. Seu bolso agradece.

 

Deixe um comentário