Comparando Investimentos: Renda Fixa X Cateira de Ações

Olha só. Não se você já se pegou com esta duvida, mas eu sim: Será que devo aplicar em renda fixa ou renda variável? 

Se tivesse investido mais em renda variável, será eu teria uma rentabilidade melhor do meu dinheiro? 

Pensando nisso e principalmente, tentando ajudar quem também tem esta dúvida, eu resolvi criar uma série de posts que vai te mostrar passo a passo como desenvolver um programa que faça exatamente este tipo de comparação. 

Acompanha aee que eu tenha certeza que tu vai gostar do conteúdo.

Primeiramente é muito importante que você tenha o Anaconda instalado na sua Máquina ou o  tenha acesso ao Google Colab que é o ambiente de programação gratuito do Google. Só para constar, o Anaconda também é grátis, só que tu instala na tua máquina.

Importando as Bilbiotecas

Eu vou partir do principio de que você já tem alguma noção de Python porque se ainda não tem, tem que ficar esperto. Ele é hoje a forma mais fácil de você conseguir ganhar dinheiro. Seja porque você vai desenvolver alguma coisa para a empresa que você trabalha ou porque você irá desenvolver algo para você mesmo. 

Por cima, o Pandas é a biblioteca que utilizaremos para fazer a manipulação  dos dados, o Nupy a biblioteca que utilizaremos para cálculos matriciais (não se assuste, tem tudo pronto) e o Yfinance será nossa fonte de dados históricos das ações que farão a composição de nossa carteira teórica de investimentos.

Calculando a Rentabilidade da Renda Fixa

Feita a importação dos bibliotecas eu vou agora calculara a rentabilidade de meu capital se estivesse investido na renda Fixa. 

Apenas para contextualizar. Eu simulei um investimento de R$ 10.000,00 iniciando no ano de 2017 e carregando este mesmo valor, sem fazer aporte adicional até o final do ano de 2021 levando em consideração a taxa de juros média para o ano. 

Ná pratica a rentabilidade desta simulação ficará muito próxima do rendimento real, portanto,aproveite bastante este conteúdo.

Os dados históricos da Taxa de Juros eu peguei do site poder 360 e pode ser obtida neste endereço: https://www.poder360.com.br/economia/taxa-selic-fecha-2021-aos-925-ao-ano-o-maior-patamar-desde-2017/ .

Se quiser dar uma conferida, fique à vontade.

Como você pode notar, eu criei um dicionário para armazenar estas taxas de juros. Com isso eu pude iterar em cada um de seus itens e fazer o cálculo da rentabilidade ano a ano utilizando um laço for. 

Veja que o saldo no final de 2021 era de R$ 13.270,00 sem desconto de Imposto de Renda. Sim, ele existe e nos morde. Não tem como escapar. 

 

Por último, eu calculei o saldo líquido descontando o imposto de renda com base na tabela regressiva que neste caso, foi de 15%. 

Em seguida eu armazenei o resultado deste calcula em uma variável chamada rentabilidade_fixa. Deixa ela quietinha aee, mais pra frente nós vamos utilizar ela novamente.

Calculando a Rentabilidade da Carteira de Ações

A próxima etapa do nosso programa é o cálculo da carteira de ações. Para este exemplo eu escolhi ações aleatórias que simplesmente me vieram à cabeça na hora em que estava desenvolvendo programa. Você pode definir as ações que bem entender, só não esquece de colocar o .SA no final dos códigos, porque este é um padrão do Yahoo Fynance.

O período que pagamos, também é o mesmo da renda fixa. Pegamos do início de 2017 até o final de 2021. Veja que temos 1243 linhas de histórico de ações. O que nos dá um belo histórico para estudos. 

Veja que não temos nenhum dado faltando e que todos os registros contêm a mesma quantidade de 1243. Isso garante que podemos realizar os cálculos porque temos integridade nos dados.

Após me certificar que não tenho dados faltando, eu ploto um gráfico para visualizar de forma rápida, como estas ações se comportaram ao longo do tempo. 

Veja que WEGE e VALE simplesmente explodiram de dar dinheiro, enquanto PETR e ITUB já não andaram tanto. E aqui já fica uma lição importante. Diversifique sempre. Você jamais irá saber de antemão qual papel andará e qual lhe dará prejuízo. 

Para finalizar, eu criei uma função que recebe os dados da carteira de ações que baixamos e define de forma dinâmica o peso de cada ativo dentro da carteira sempre na mesma proporção. Obviamente poderia ter colocado algoritmos de AI para gerar uma melhor alocação, mas não é o intuito deste estudo. 

 

Na mesma função, consegui calcular e exibir a evolução da carteira de investimento no dia a dia. Isso é muito legal porque mostra exatamente o saldo da sua carteira a medida que tempo vai passando e você pode imaginar como estaria se sentindo…. vendo a ascilação da sua grana. 

Para fechar com chave de ouro, eu fiz a comparação da renda variável com a renda fixa. Veja que a carteira de ações teve uma rentabilidade de mais ou menos 10 vezes maior do que a renda fixa. 

Lógico que pegamos açẽos ao acaso e principalmente tenho certeza de que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. 

Mas é interessante notar o quanto é importante ficar atento ao contexto econômico em que estamos inseridos para poder tirar o maior proveito possível de nossos investimentos.

Este tipo de atitude pode te poupar alguns longos anos de aporte para atingir seus objetivos financeiros. 

Se você gostou deste post, por favor me envia uma mensagem. Assim eu vou saber que tipo de conteúdo desenvolver para te ajudar mais. 

Deixe um comentário